Pular para o conteúdo principal

Em parceria com a Unijorge, Centro de Referência Paralímpico da Bahia promove Seminário de Educação Paralímpica

Com a presença do coordenador do programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro, o evento enfatizou a importância da colaboração entre profissionais de diversas áreas no desenvolvimento de pessoas com deficiência no esporte.


Rosana Carneiro

16.11.2024


Nos dias 07 e 08 de novembro, o Centro de Referência Paralímpico da Bahia realizou o terceiro Seminário de Educação Paralímpica no Centro Universitário Jorge Amado. O evento foi conduzido pelo coordenador do CRP-BA, Wilson Brito Filho, e pelo professor de Educação Física, Iuri Nascimento, e contou com palestras e atividades de especialistas de várias áreas.

Organizadores, convidados e participantes do CRP (foto: Rosana Carneiro)

No primeiro dia, David Farias Costa, coordenador do programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e presidente do Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos (CESEC), conversou com nossa equipe sobre o impacto do CRP na sociedade. Ele destacou que o Programa de Educação Paralímpica capacita profissionais para atuar em esportes paralímpicos em todo o Brasil, tornando o esporte mais acessível e promovendo a inclusão de pessoas com deficiência. David também enfatizou a importância de aproximar estudantes de graduação de diferentes áreas ao esporte paralímpico e de garantir que pessoas com deficiência sejam acolhidas nas práticas esportivas.

O momento contou, ainda, com aula de Classificação Funcional, ministrada pelo professor João Borges, e atividades práticas de tiro com arco e bocha paralímpica, conduzidas pelos professores Antônio Gregório Benfica Marinho e Walas Carvalho Viana.

(foto: Lucas Maurício)
O segundo dia do seminário foi marcado por uma Mesa Redonda sobre "Interprofissionalismo no Atendimento a Pessoas com Deficiência", que recebeu especialistas da saúde para discutir a relevância do acompanhamento médico e psicológico para atletas com deficiência. A fisioterapeuta neurofuncional Manoela Rios e a nutricionista e fisioterapeuta Laís Braz Espírito Santo Conceição falaram sobre a importância do suporte fisioterapêutico e nutricional para o desenvolvimento físico de atletas com deficiência. O psicólogo Jorge Correia Santana Almeida abordou o papel do acompanhamento psicológico na preparação mental desses atletas, enquanto a pedagoga esportiva Rafaela Marques Rodrigues dos Santos destacou o impacto da colaboração interprofissional na inclusão eficaz dessas pessoas no esporte.

(foto: Rosana Carneiro)

O evento que acontece duas vezes ao ano, fortalece a colaboração de diferentes áreas do conhecimento, reafirmando a importância da participação de profissionais especializados para promover uma inclusão real e eficaz no esporte paralímpico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do esporte para sua saúde física e mental : transformando corpo e mente   Manoela Sá 01.12.2024   A prática do esporte na rotina da sociedade vem tomando o seu espaço de necessidade na busca de uma melhor qualidade de vida, seja no corpo físico ou na sua saúde mental. Os exercícios físicos deixaram de ser vistos apenas como estética e os esportes não representam apenas competições, mas se tornaram aliados para promover a saúde em todas as idades. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a atividade física faz bem para o coração, o corpo e mente, e deve ser praticada de 150 a 300 minutos por semana, a OMS alinha seus valores com os Objetivos de Desenvolvimento sustentável (ODS) 2030, em específico a ODS 3: Boa saúde e bem-estar. Visando aumentar a expectativa e a qualidade de vida da população. Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, melhoria da flexibilidade, força e condicionamento físico, são exemplos claros dos resultados da...
A Importância da Acessibilidade: Promovendo a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Esporte Hanna Menezes 11.11.2024 A inclusão de pessoas com deficiência tem ganhado cada vez mais visibilidade na sociedade, com avanços legislativos voltados à garantia de direitos e à valorização da diversidade. Para uma pessoa com deficiência, o esporte pode representar uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e superação . No entanto, o acesso a essas atividades só é viável quando há estrutura adequada e políticas de incentivo que considerem as necessidades específicas para essa minoria. Um dos direitos mais importantes para essa população é o acesso a espaços esportivos adaptados, tanto como participantes quanto como espectadores, para que possam usufruir de experiências de lazer, e socialização . A acessibilidade nesses ambientes não é apenas uma questão de estrutura, mas envolve também atitudes inclusivas e a garantia de uma experiência igualitária. (foto: acervo CRPBA) No Brasil, a Constituiç...
Esporte e inclusão  Centro de Referência Paralímpico da Bahia está com inscrições abertas  Participe gratuitamente de modalidades como badminton, bocha, atletismo e tiro com arco. Lucas Maurício Treinamento no Centro de Referência Paralímpico da Bahia. O Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRP-BA) abriu inscrições para turmas de iniciação e competição nesta segunda-feira (25) e segue aberto para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos com deficiência física, visual, paralisia cerebral, deficiência intelectual (CID 10: F70 a F79), síndrome de Down ou nanismo que queira participar do projeto.  Com treinamentos de segunda a sexta, das 14h às 18h, o CRP-BA é um programa totalmente gratuito que inclui acompanhamento de psicólogos, professores de educação física e nutricionista. As modalidades esportivas incluem badminton, bocha, atletismo e tiro com arco.  Para se inscrever, é simples: Envie um e-mail para centroparalimpico@gmail.com com a frente e verso do RG e d...