Pular para o conteúdo principal

Esporte e inclusão 

Centro de Referência Paralímpico da Bahia está com inscrições abertas 

Participe gratuitamente de modalidades como badminton, bocha, atletismo e tiro com arco.



Lucas Maurício




Treinamento no Centro de Referência Paralímpico da Bahia.


O Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRP-BA) abriu inscrições para turmas de iniciação e competição nesta segunda-feira (25) e segue aberto para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos com deficiência física, visual, paralisia cerebral, deficiência intelectual (CID 10: F70 a F79), síndrome de Down ou nanismo que queira participar do projeto. 


Com treinamentos de segunda a sexta, das 14h às 18h, o CRP-BA é um programa totalmente gratuito que inclui acompanhamento de psicólogos, professores de educação física e nutricionista. As modalidades esportivas incluem badminton, bocha, atletismo e tiro com arco. 


Para se inscrever, é simples: Envie um e-mail para centroparalimpico@gmail.com com a frente e verso do RG e do relatório médico completo com CID. Após o envio, a equipe do CRP-BA entrará em contato para agendar uma visita de vivência (às segundas-feiras), onde será feita uma análise de adaptação às atividades. Depois disso, a matrícula será efetivada.


O único Centro de Referência Paralímpico da Bahia é vinculado ao Comitê Paralímpico Brasileiro e tem como objetivo a formação de atletas paralímpicos para competições, promovendo assim o esporte adaptado e a inclusão social.Atualmente, o CRP-BA está localizado na Universidade Jorge Amado (Unijorge) e sob a coordenação do professor de educação física Wilson Brito Filho. 


Além disso, em parceria com o projeto Além (Arquearia Lúdica, Esportiva e Meditativa) o CRP-BA também abrange um público acima dessa faixa etária.


Participante do projeto “Além” no treinamento.


O projeto Além proporciona treinamentos voltados para a modalidade de tiro com arco e foi criado em julho de 2022, idealizado pelo professor Wilson Brito Filho e realizado no Centro Universitário Jorge Amado, em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro. Tem como objetivo formar atletas e prepará-los para competições, sendo um espaço inclusivo e interativo, trazendo um treinamento lúdico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do esporte para sua saúde física e mental : transformando corpo e mente   Manoela Sá 01.12.2024   A prática do esporte na rotina da sociedade vem tomando o seu espaço de necessidade na busca de uma melhor qualidade de vida, seja no corpo físico ou na sua saúde mental. Os exercícios físicos deixaram de ser vistos apenas como estética e os esportes não representam apenas competições, mas se tornaram aliados para promover a saúde em todas as idades. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a atividade física faz bem para o coração, o corpo e mente, e deve ser praticada de 150 a 300 minutos por semana, a OMS alinha seus valores com os Objetivos de Desenvolvimento sustentável (ODS) 2030, em específico a ODS 3: Boa saúde e bem-estar. Visando aumentar a expectativa e a qualidade de vida da população. Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, melhoria da flexibilidade, força e condicionamento físico, são exemplos claros dos resultados da...
A Importância da Acessibilidade: Promovendo a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Esporte Hanna Menezes 11.11.2024 A inclusão de pessoas com deficiência tem ganhado cada vez mais visibilidade na sociedade, com avanços legislativos voltados à garantia de direitos e à valorização da diversidade. Para uma pessoa com deficiência, o esporte pode representar uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e superação . No entanto, o acesso a essas atividades só é viável quando há estrutura adequada e políticas de incentivo que considerem as necessidades específicas para essa minoria. Um dos direitos mais importantes para essa população é o acesso a espaços esportivos adaptados, tanto como participantes quanto como espectadores, para que possam usufruir de experiências de lazer, e socialização . A acessibilidade nesses ambientes não é apenas uma questão de estrutura, mas envolve também atitudes inclusivas e a garantia de uma experiência igualitária. (foto: acervo CRPBA) No Brasil, a Constituiç...