Pular para o conteúdo principal
Com seus 10 anos de existência, A Feira da Cidade já lançou mais de 70 mil empreendedores em Salvador.

Entre eles se destaca o grupo Origem, que nasceu na Feira e atualmente é referência no Brasil e no mundo no ramo da gastronomia.



Lucas Maurício

28.05.2024



Nascida em 2014 e com mais de 300 edições, A Feira da Cidade (@a_feira) completa 10 anos neste ano (2024). Através do trabalho de faculdade, Ruas Vivas, nasceu a inspiração de Carla Maciel em montar um projeto que reúne música, empreendimento e cultura, que logo veio a se chamar A Feira da Cidade. Ao longo dessa história, o projeto já lançou mais de 70 mil empreendimentos em Salvador, entre eles o grupo Origem.


Carla Maciel (foto: Rosana Carneiro)

Carla Maciel é a mente criativa de alguns projetos em Salvador, como a Casa de Jorge Amado, o Espaço das Artes Carybé e o espaço de Fotografia PRVG, além do Projeto Feira da Cidade. 

A Feira da Cidade nasceu em Salvador, com o intuito de ajudar microempreendedores a criarem as suas marcas, empreender e crescer no mercado. De acordo com a idealizadora e gestora do projeto, Carla Maciel, a existência da Feira da Cidade é extremamente necessária, porque nela não só é uma vitrine para que as pessoas possam se mostrar, como também é um lugar de trocas de experiências.

Pesquisa realizada pelo Sebrae e ANEGEPE (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) revela que o Brasil está entre os 10 países mais empreendedores do mundo, sendo que em 2023, somou-se 90 milhões de empreendedores ou candidatos a empreender.

Empreender é utilizar da criatividade e inovação para comercializar, e para Carla Maciel falar em empreender é falar em sonhos, em algo que a pessoa acredita. Por isso, o projeto Feira da cidade nasce na “rua’ com o objetivo de fortalecer a economia criativa, cultura e fazer com que o empreendedor tenha um grau de pertencimento. 

Em relato coletado no perfil das redes sociais do projeto, a jornalista Gabriela Cruz menciona que a Feira da Cidade proporcionou grandes experiências. “Minha primeira lembrança da Feira da Cidade é ter sentido uma euforia que há muito não tinha experimentado. Ver tanta gente na rua, circulando pelas barracas, experimentando sabores…fui em muitas edições, fiz amizades, aprendi o conceito de ocupação urbana. Inesquecível!”


A Feira da Cidade e o grupo Origem

Em entrevista realizada a nossa equipe, Carla Maciel contou que o grupo Origem nasceu na Feira da Cidade e atualmente é uma referência no segmento de restaurantes no Brasil e no mundo. 

O grupo Origem é formado por 6 restaurantes, liderados pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, que levam através da gastronomia a identidade da Bahia. 

A marca Farm foi criada em uma feira no Rio de Janeiro e aqui em Salvador o Grupo Origem foi criado na Feira da Cidade. Fabrício Lemos era chefe de grandes restaurantes em Salvador e a partir da Feira da Cidade ele tomou coragem para empreender pela primeira vez e hoje tem uma marca que é um sucesso.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cidade da música, dos artistas e da arte: Salvador! Conheça Manoel Pereira Gomes, artista do Pelourinho que há mais de 15 anos está encantando a todos com seu talento pelas ruas do Centro Histórico de Salvador. Rosana Carneiro 13.05.2024 Que Salvador é uma cidade rica de cultura e de grandes artistas muitos já sabem, mas além dos artistas que ganharam o mundo, como Lázaro Ramos, Caetano Veloso e Ivete Sangalo, é necessário ter os olhos voltados para os artistas locais, que faz da capital um local mais colorido e cheio de vida através de suas artes pelas ruas da cidade. Sem dúvidas um dos pontos mais procurados para passear entre turistas e moradores, é o Centro Histórico da cidade, que traz consigo uma história de força e resistência. Por isso, hoje, você vai conhecer a história de um pequeno grande artista do Pelourinho (Pelô, para os íntimos), Manoel Pereira Gomes, mais conhecido como Saw CG, como assina suas obras. Manoel Pereira Gomes (foto: Lucas Maurício) Manoel contou que conhec...
Projeto social O único centro de referência Paralímpico da Bahia, fica localizado na Unijorge. Universidade em Salvador realiza treinamentos de arco e flecha para cadeirantes em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro.  Lucas Mauricio, Manoela Sá.   05/09/2024 Participante do projeto “Além” no treinamento (foto: Lucas Mauricio) O projeto Além (Arquearia lúdica esportiva e meditativa) , criado em julho de 2022, idealizado pelo professor Wilson Brito Filho e realizado no Centro Universitário Jorge Amado, em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro, tem como objetivo formar atletas e prepará-los para competições, sendo um espaço inclusivo e interativo, trazendo um treinamento lúdico. O único centro de referência Paralímpico da Bahia, conta com duas turmas, de iniciação e de aprimoramento, com aulas de segunda à sexta, das 14h às 18h. As modalidade esportivas realizadas são badminton, bocha, atletismo e tiro com arco. Participante do projeto “Além” no treinamento...
A Importância da Acessibilidade: Promovendo a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Esporte Hanna Menezes 11.11.2024 A inclusão de pessoas com deficiência tem ganhado cada vez mais visibilidade na sociedade, com avanços legislativos voltados à garantia de direitos e à valorização da diversidade. Para uma pessoa com deficiência, o esporte pode representar uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e superação . No entanto, o acesso a essas atividades só é viável quando há estrutura adequada e políticas de incentivo que considerem as necessidades específicas para essa minoria. Um dos direitos mais importantes para essa população é o acesso a espaços esportivos adaptados, tanto como participantes quanto como espectadores, para que possam usufruir de experiências de lazer, e socialização . A acessibilidade nesses ambientes não é apenas uma questão de estrutura, mas envolve também atitudes inclusivas e a garantia de uma experiência igualitária. (foto: acervo CRPBA) No Brasil, a Constituiç...